A Espazo – empresa 100% portuguesa – nasceu com «o objectivo de disponibilizar uma forma inovadora de armazenagem, concebida para resolver as dificuldades de espaço, temporárias ou de longo prazo, de empresas, particulares e outros profissionais».

Tal conceito inovador de origem norte-americana chama-se self-storage e Portugal parece cada vez mais rendido aos seus encantos desde que a firma abriu actividade em 2008.

Assim o avalia a Espazo que actualmente conta com dois centros de self-storage na área de Lisboa, mais precisamente em Alvalade e na Ameixoeira.

Divididas em cerca de duas centenas de boxes, estas unidades de armazenamento são como «um complemento de casas ou empresas, sendo a solução ideal para armazenar objectos ou materiais que necessita de guardar, mas que não tem espaço ou pretende optimizar, reaproveitando as áreas utilizadas na sua empresa, como por exemplo equipamentos, ferramentas, roupa, arquivos, móveis, brinquedos, material de escritório», numa infinidade de possibilidades.

Além das boxes, que têm entre 2 m2 e 60 m2, a Espazo propõe a possibilidade de alugar armazéns, entre os 90m2 e 350m2.

Todos estes espaços de armazenagem encontram-se integrados em edifícios equipados, com um moderno e seguro sistema de segurança e detecção de incêndios, em ambiente seco, limpo e ventilado. Flexibilidade, segurança, acessibilidade e qualidade» são algumas das vantagens sublinhadas pela empresa.

«Cada pessoa aluga o espaço que necessita, é livre de o ocupar com o que quiser, dentro dos limites pré-acordados, pelo período de tempo que pretender, sendo que no caso das boxes e dos armazéns, o período mínimo é de quinze dias, e se, a dada altura, necessitar de mais ou menos metros, pode-se mudar para a box/armazém que melhor satisfizer as suas necessidades. A Espazo Self-Storage é um conceito de armazenagem feito à medida das necessidades de cada cliente», frisa João Vala, Gerente da Espazo.

(2011), Destak, 23 Janeiro