Chama-se self-storage e é um conceito inovador com origem norte-americana e que já chegou a Portugal. Apostando neste conceito, a Espazo, empresa 100% portuguesa, nasceu com o objectivo de disponibilizar uma forma inovadora de armazenagem.

Concebida para resolver as dificuldades de espaço, temporárias ou de longo prazo, de empresas, particulares e outros profissionais, a Espazo conta actualmente com dois centros de “Self-Storage”, em Alvalade e na Ameixoeira, ambas na área de Lisboa, e representam um investimento total no valor de 1.500 mil euros e 2.000 mil euros, respectivamente, e com objectivos de receitas na ordem dos 250 mil euros/ano.

Divididas em cerca de duas centenas de boxes, estas unidades de armazenamento são como um complemento de casas ou empresas, sendo a solução ideal para armazenar objectos ou materiais que necessita de guardar, mas que não tem espaço ou pretende optimizar, reaproveitando as áreas utilizadas na sua empresa, como por exemplo: equipamentos, ferramentas, roupa, arquivo, stocks, móveis, brinquedos, material de escritório, entre outros.

Além das boxes, que têm entre 2 m2 e 60 m2, a Espazo Self-Storage dispõe ao serviço das empresas, particulares e outros profissionais, a possibilidade ainda de alugar armazéns, que variam entre os 90 m2 e 350 m2. Todos estes espaços de armazenagem encontram-se integrados em edifícios equipados, com um moderno e seguro sistema de segurança e detecção de incêndios, em ambiente seco, limpo e ventilado, e tendo disponíveis os serviços de apoio necessários.

Além de muito espaço, tal como explica João Vala, gerente da Espazo, ”a flexibilidade é uma promessa da Espazo. Cada pessoa aluga o espaço que necessita, é livre de o ocupar com o que quiser, dentro dos limites pré-acordados, pelo período de tempo que pretender, sendo que no caso das boxes e dos armazéns, o período mínimo é de quinze dias, e se, a dada altura, necessitar de mais ou menos metros, pode-se mudar para a box/armazém que melhor satisfizer as suas necessidades. A Espazo Self-Storage é um conceito de armazenagem feito à medida das necessidades de cada cliente.”

(2011), Revista Imobiliária, 18 Janeiro