Paulo Vala é responsável pela Espazo, uma solução de armazenamento também chamada Self Storage. A empresa abriu há dois meses em Lisboa e já pensa na ampliação da oferta.

Como surgiu a ideia de avançar com uma empresa desta natureza?

Nos últimos anos, observámos a evolução da actividade de self storage no mercado europeu e constatámos o sucesso da sua introdução em novos mercados. Encontrando-se a actividade num estado embrionário em Portugal e estando conhecimento necessários para lançarmos uma empresa que pretende dar resposta aos problemas de armazenagem em centros urbanos.

Quais as principais vantagens? Como se diferencia de outras soluções de armazenagem?

A flexibilidade de contratação de tempo (mínimo 15 dias) e espaço (a partir de dois metros quadrados), a localização privilegiada, o preço reduzido (a partir de 49 euros por mês) e a segurança, são as principais vantagens e factores de diferenciação.

Para além do armazenamento de produtos, que outros serviços são prestados em simultâneo?

Na Espazo disponibilizamos gratuitamente o acesso a meios auxiliares de carga e descarga e um seguro multi-risco. Os nossos clientes poderão ainda usufruir de serviços de recepção/expedição de mercadorias, aluguer de viatura de carga com condutor e beneficiar de descontos nos serviços de mudanças efectuados por empresas nossas parceiras.

Tem uma loja em Alvalade, outra na Ameixoeira. Onde tenciona abrir novos espaços e quando?

Estamos muito atentos ao mercado e às suas oportunidades. No entanto, tanto em Alvalade como na Ameixoeira existem condições para duplicar a oferta inicial, razão pela qual a consolidação destas localizações será a nossa prioridade.

Armazenam todo o tipo de produtos? Existe algum controlo sobre os produtos?

Contratualmente temos a preocupação de inibir a armazenagem de produtos que possam por em causa a segurança e a qualidade ambiental dos centros, nomeadamente produtos inflamáveis, ou deterioráveis, e produtos cuja comercialização, ou posse, sejam legalmente proibidas. A responsabilidade sobre os produtos armazenados é sempre dos nossos clientes. No entanto, em cada centro existe um responsável pela supervisão de todas as operações efectuadas no seu interior.

Como é garantida a segurança e qualidade ambiental das arrumações?

Para aceder a uma box é necessário um cartão magnético de acesso ao edifício, o PIN de desactivaçao do alarme individual da box e as respectivas chaves. O edifício está equipado com um sistema de vídeo-vigilância, de detecção de intrusão e incêndios. A qualidade ambiental é garantida por uma boa ventilação das boxes que, não sendo estanques, permitem uma constante renovação do ar.

Que tipo de cliente mais recorre à Espazo e em que situações?

A diversidade da tipologia de clientes e de utilizações é um dos factores de sucesso. Vão desde o particular que precisa armazenar os seus bens temporariamente, ou de optimizar o espaço da sua casa, ao instalador que precisa de uma base de apoio logística à sua actividade, onde possa guardar equipamentos e ferramentas, ou ainda à empresa que precisa de um 1ocal onde possa guardar os seus arquivos, stocks, ou material de utilização sazonal.

Qual tem sido a receptividade?

A receptividade tem sido marcada pelo factor surpresa que a maioria das pessoas revela ao tomar conhecimento da existência de uma solução para os seus problemas de falta de espaço e integrada num espaço moderno, digno e sofisticado.

(2008), Sol - Caderno Imobiliário, 19 Julho